A M&A (do inglês, Mergers and Acquisitions), fusões e aquisições, é uma das estratégias para crescimento de empresas cada vez mais usada por empreendedores de diferentes segmentos.
De acordo com o https://www.ttrecord.com/pt/publicacoes/relatorio-por-mercado/relatorio-mensal-brasil/Brasil-Outubro-2021/2063/ relatório trimestral do Transactional Track Record (TTR) , em outubro, o Brasil registrou 1.971 transações mapeadas em 2021. O relatório também fornece dados atualizados sobre diferentes aspectos do mercado brasileiro de fusões e aquisições, onde compradores sediados nos Estados Unidos lideraram os investimentos no Brasil, ao mesmo tempo em que os Estados Unidos são o destino preferido para aquisições lideradas por empresas sediadas no Brasil.
Mas, como e quando a M&A pode ser usada para alavancar os negócios da empresa? Para responder essa pergunta, é preciso entender quais as características desse tipo de negociação e como ocorre todo o processo.
O que define uma transação de M&A
A característica principal desse tipo de estratégia é expandir os negócios somando esforços entre empresas. Através da fusão ou aquisição, é possível dispor do que cada uma faz de melhor, ou usando o know-hall que uma delas já possui para incrementar e alavancar os negócios.
Quem pode usar esse tipo de estratégia de crescimento
Um grande erro é imaginar que transações de M&A estão restritas apenas a grandes empresas – movimentando milhões – que querem adquirir empresas menores. As estratégias de M&A podem abranger empresas de diferentes áreas e portes.
O setor de tecnologia, por exemplo, foi o que mais investiu nesse modelo de negócio, com 640 transações e crescimento de 83% até o terceiro trimestre desse ano.
Para pequenas e médias empresas, o M&A pode ser usado para dar início a um processo de consolidação no mercado e, a partir dele, tornar a empresa mais atraente para novas parcerias e talentos, fundamentais para novos objetivos e para continuar crescendo.
Para quem está disposto a apostar em uma fusão ou aquisição como forma de expandir seus negócios, algumas questões precisam ser levadas em conta e fazer parte de uma organização prévia ao processo de negociação:
-Tenha claro quanto vale sua empresa;
-Sistematize o valor do seu negócio através do processo de Valuation;
-Fique atento às oportunidades;
-Adquirir ou unir-se a uma outra empresa, não é tão simples, é preciso avaliar uma série de características que possam fazer de determinada empresa, a oportunidade certa de investimento. Por isso, monitorar o mercado e definir exatamente o perfil desejado, que agregará ao seu negócio é fundamental;
-Mais do que interesse, é preciso informações;
-Para um processo de fusão ou aquisição tornar-se um bom negócio, é preciso que o empreendedor saiba exatamente no que está investindo;
-É preciso saber tudo a respeito da empresa que está em negociação, saúde financeira, avaliação de documentação contábil, recursos humanos e aspectos jurídicos. Isso evitará problemas e desgastes desnecessários no futuro;
-O mesmo vale para quem está querendo vender a sua empresa. As obrigações devem estar organizadas e colocadas de modo claro para quem vai adquirir;
-Invista em sua rede de relacionamentos;
-Além de querer você precisa demonstrar ao mercado que está disposto a um processo de M&A. Para isso, invista em network para demonstrar sua disponibilidade e para avaliar oportunidades;
-É importante destacar que o processo de M&A pode levar algum tempo, a fim de garantir que tudo ocorra de modo assertivo e garanta o bom negócio que se deseja. Para ter essa tranquilidade e segurança, não dispense a mão de obra profissional;
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